5 sinais de que alguém pode estar sofrendo de transtornos alimentar

Nem sempre é fácil perceber que alguém está sofrendo com transtorno alimentar. Isso porque, alguns comportamentos como a preocupação excessiva com a aparência, foram banalizados.

Para um profissional que trata os transtornos alimentares, encontrar os principais sintomas pode ser tão difícil quanto para família e amigos. Por isso, resolvi escrever esse texto. 

Aqui você encontra 5 sinais do transtorno alimentar e também será apresentado a um método de tratamento que vai transformar não apenas a vida de seu paciente, como a sua vida também. 

Veja só:

 

5 sinais do transtorno alimentar que merecem atenção

 

  • O paciente sofre com outro distúrbio? 

 

Transtornos alimentares geralmente não vem sozinho: cerca de 90% das pessoas que sofrem com o distúrbio de imagem, sofrem também de depressão e 48% abusam de bebidas alcoólicas.

 

  • Qual o perfil do paciente?

 

Em geral, jovens de 15 a 20 anos são as maiores vítimas. A origem do transtorno é neuroquímica, mas o fator ambiental exerce bastante influência, principalmente na fase da adolescência, onde o cérebro está em formação.

 

  • O paciente tem muita alteração de peso?

 

A flutuação do peso nada mais é do que a perda de peso muito rápida. Em geral, perder muito peso muito rápido pode indicar que algo está errado com o organismo. Por isso, é comum gerar preocupação. Mas, tome cuidado se essa perda é recebida com celebração.

 

  • Como o paciente se comporta socialmente?

 

Evitar jantares, almoços sociais ou então lanches em grupo, pode ser um sinal de que algo está errado. Isso pode acontecer por muitos motivos, mas há dois que merecem atenção: ou a pessoa não está se alimentando mesmo ou evitar comer junto do grupo pois está ciente de sua compulsão.

 

  • O paciente apresenta humor instável?

 

Mudanças no humor são muito preocupantes e podem indicar os altos e baixos emocionais que está sendo enfrentado. Alguns sinais podem ser a irritabilidade e agressividade. Querer estar sempre sozinho, especialmente quando esse não é o normal da pessoa, também é um indicativo importante. 

 

Método de tratamento para a distorção de imagem corporal nos transtornos alimentares que muda vidas

Todos criamos um mapa mental da nossa imagem corporal. Porém, por motivos de vivências negativas ao longo do desenvolvimento – tais como comentários depreciativos, influência da mídia, etc. – a construção deste mapa pode ser distorcida.

Esta é a distorção da imagem corporal. Assim, temos um mapa mental que corresponde à uma imagem corporal irreal, em que negligenciamos partes do nosso corpo, substituindo por imagens maiores ou menores do que realmente são.

Assim, criei o  Método Bianca Thurm (MBT). O MBT é o método fisioterapêutico que proporciona a vivência corporal. Através de atividades específicas, buscamos despertar esse corpo para a criação de um novo registro, desta vez com o formato corporal real do paciente.

Abordamos questões neurológicas importantes, que permitem uma conversa harmoniosa entre corpo e mente, numa reprogramação da imagem corporal.

 

Como o MBT pode auxiliar quem sofre com o Transtorno Alimentar?

Com o MTB conseguimos trabalhar esta imagem distorcida através da percepção e reconhecimento adequado da forma corporal, permitindo que o paciente veja a forma que realmente tem. O corpo, através das atividades propostas, é estimulado para que haja esse reconhecimento.

Sabemos que quem sofre de Transtornos Alimentares frequentemente também apresenta a distorção da imagem corporal. Assim, como a pessoa vê, irrealmente, seu corpo maior ou menor do que é.

O reconhecimento do formato real do corpo é muito importante para o tratamento dos Transtornos Alimentares, pois vai propiciar que o paciente se veja e perceba de acordo com a realidade, podendo assim dar um passo importante na sua reabilitação.

No caso de um paciente anoréxico, por exemplo, ele vai poder se convencer de que não necessita emagrecer, pelo contrário: está muito magro e precisa aceitar o tratamento para voltar a ter qualidade de vida.

 

Como posso acessar o MBT?

Agora, se você é Fisioterapeuta e deseja aplicar o MBT na sua clínica, clique aqui para obter mais informações sobre o método e saber quando abrirá novas turmas do curso de Formação do Método Bianca Thurm para Fisioterapeutas.

Ah! Não posso me esquecer! Tenho uma dica de leitura que vai te ajudar muito. Clique aqui e acesse o e-book “O papel da Fisioterapia no Tratamento da Distorção de Imagem Corporal”.

Para saber mais sobre meu trabalho, acompanhe-me nas redes sociais e continue conferindo meus conteúdos. 

Espero ter ajudado você.

Até mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias e conteúdos

Receba Conteúdos e Estratégias

Preencha o formulário abaixo e receba o melhor conteúdo da área: