As consequências da distorção de imagem na adolescência

A adolescência é provavelmente o período em que mais sofremos mudanças – físicas e mentais – e as consequências da distorção de imagem podem ser devastadoras nessa etapa. 

 

A Organização Mundial da Saúde define a adolescência como o período desde os 10 até os 19 anos de idade, dividido em duas fases: pré-adolescência e adolescência. Porém, muito mais do que uma faixa etária, essa etapa da vida é também uma construção social. Isso significa que o termo “adolescência” tem diversos significados variando de localidade para localidade. 

 

Nesse sentido, em uma conceitualização mais geral, a adolescência é uma fase bastante vulnerável em que o jovem ainda não tem total discernimento de quem ele é e precisa de cuidados e orientações de seus pais ou tutores. 

 

A distorção de imagem corporal é uma condição que atinge muitos jovens nessa faixa etária. Visto que nessa fase o corpo tende a crescer e mudar, causando bastante desconforto. O problema está quando não há um diálogo aberto sobre essa questão, e muitos adolescentes podem associar as mudanças normais à feiura, insatisfação e um sentimento profundo de inadequação. 

 

A distorção de imagem corporal na adolescência

É normal os adolescentes de maneira geral se sentirem um pouco desconfortáveis com o próprio corpo logo que as mudanças começam. Porém, os graus de desconforto, bem como insatisfação, variam de acordo com cada indivíduo. 

 

Mas o risco para o desenvolvimento de distorção de imagem corporal começa naquilo que é difundido pelos meios de comunicação e nas crenças que temos como sociedade. 

 

Por exemplo, é muito comum vermos a adolescência ser retratada como uma fase onde temos o “pico da nossa beleza”. Visto que na contemporaneidade existe um culto muito forte à juventude. Logo, vemos estampados em videoclipes, revistas digitais e em grandes contas do Instagram e TikTok uma representação dessa etapa da vida irreal e, muitas vezes, falsa. 

 

E esso é o conteúdo dirigido diretamente aos adolescentes. Os quais não se enxergam nessas representações errôneas da juventude. Logo, pensam que são eles os inadequados e errados. 

 

Dessa forma, o jovem vai nutrindo o sentimento de insatisfação: não importa o quanto ele tente, ele não consegue ser ver belo como as representações na internet. E essa insatisfação vai distanciando ele cada vez mais da sua real imagem corporal. 

 

Até chegarmos em um ponto em que ele sequer consegue se ver como realmente é ao se olhar no espelho. Ao invés de ver o seu corpo, ele vê algo muito maior e disforme. Ainda, ele pode ver o seu corpo como algo que não tem fim, sem delimitações claras. 

As consequências da distorção de imagem corporal na adolescência

A distorção de imagem na adolescência, tem consequências graves, tanto no curto quanto no longo prazo. Por exemplo, ela deixa o adolescente cada vez mais suscetível aos transtornos alimentares como a bulimia e anorexia nervosa. E o pior, esses transtornos podem acompanhar esse jovem pela vida adulta toda. 

 

Esses comportamentos nascem de um medo profundo que os indivíduos têm de verem o seu corpo aumentar de tamanho. E geralmente começam com restrições alimentares como contagem de calorias e diminuição da quantidade de alimentos ingeridos. Ainda, temos os comportamentos compensatórios. 

Esses comportamentos acontecem para compensar algum “exagero” alimentar como, após uma refeição, pular a próxima ou restringir mais a quantidade de calorias que irá ingerir. Ainda, o indivíduo pode combinar isso aos exercícios físicos em excesso para garantir que não ganhe peso. 

 

Outros comportamentos como o vômito induzido – que leva a bulimia – também entram como comportamentos compensatórios. 

 

E diferente do que muitas pessoas pensam, os transtornos alimentares causam muito mais problemas do que apenas a magreza, dentre eles:

  • Ausência de menstruação em meninas
  • Infertilidade
  • Frequência cardíaca lenta
  • Pressão arterial baixa
  • Edema
  • Dores abdominais

Ainda, quem sofre de bulimia nervosa tende a desenvolver problemas graves no esôfago, erosão do esmalte dentário e aumento das glândulas salivares nas bochechas. 

Leia também::: Insatisfação com a imagem corporal entenda o que é

A distorção de imagem corporal é uma condição perigosa e muitas vezes ignorada. Mas ela tem tratamento, o qual exige uma equipe multidisciplinar que consiga tratar a distorção nos seus âmbitos físico, mental e nutricional. 

 

E se você quer saber mais sobre como é possível prevenir a distorção de imagem em jovens e como funciona o tratamento, conheça o meu canal no youtube. Lá eu compartilhados vídeos informativos sobre o tema semanalmente:

Meu canal no youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias e conteúdos

Receba Conteúdos e Estratégias

Preencha o formulário abaixo e receba o melhor conteúdo da área: