A escola é uma instituição fundamental na formação de valores e hábitos de vida, por isso pode desempenhar um papel importante na consciencialização sobre a distorção de imagem corporal.
Um estudo realizado pela Universidade de Passo Fundo sobre imagem corporal, constatou que 83,3% das adolescentes que participaram da pesquisa se sentiam insatisfeitas com seus corpos. Ainda, cerca de 60% dessas meninas sofriam com algum grau de distorção de imagem corporal.
Os números acima são alarmantes! Por isso, existe a necessidade em escolas e educadores de compreenderem as reais dimensões que a insatisfação e a distorção de imagem têm.
O papel da escola na conscientização da distorção de imagem corporal
Uma das formas de ajudar na conscientização é promover a educação sobre o corpo e a imagem, abordando assuntos como autoestima, respeito ao corpo e aceitação de si mesmo. É importante que os professores estejam preparados para conversar sobre esses temas de forma sensível e respeitosa, sem julgamentos ou preconceitos. Além disso, as escolas podem educar sobre a importância de uma alimentação saudável e atividade física regular, sem enfatizar o peso ou a aparência física.
Outra forma de ajudar na conscientização é oferecer atividades sobre o desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais e de pensamento crítico. Isso ajuda os estudantes a compreenderem que o valor de uma pessoa não está ligado à sua aparência física ou tamanho.
Também, é válido que as escolas evitem divulgar imagens ou padrões de beleza que possam ser prejudiciais à saúde mental dos alunos, como por exemplo, nas revistas escolares ou em eventos como gincanas.
Esse tipo de atitude transforma a escola em um local seguro para as crianças e adolescentes. Dessa forma, este se torna um ambiente em que eles possam compartilhar seus medos e preocupações, além de encontrar apoio e aconselhamento.
Você pode gostar também::: Distorção de imagem e suporte familiar: como acolher da maneira certa?
Como capacitar educadores?
Como profissional da saúde e especialista em distorção de imagem, acredito que é fundamental que os profissionais da escola estejam preparados para identificar e ajudar os alunos que possam estar sofrendo com a distorção de imagem corporal.
É assim que conseguimos oferecer suporte e encaminhar esse jovem para ajuda especializada se necessário.
E uma ótima forma de capacitação é através de cursos de formação de professores! Dessa forma, os educadores aprendem a identificar os primeiros sinais, além de saberem a forma correta de trabalhar a positividade corporal.
E se você busca esse tipo de formação para o seu grupo de professores, o link para agendar uma palestra e formação comigo está abaixo!