Para muitas pessoas, a mudança de peso pode ser uma jornada emocional e física desafiadora. Mas para aquelas que lutam com distorção de imagem corporal, a mudança de peso pode ter um significado ainda mais profundo.
A distorção de imagem corporal é uma condição em que a pessoa tem uma visão distorcida de seu corpo, muitas vezes percebendo-se como maior ou até mesmo sem limites.
Isso pode levar a comportamentos alimentares destrutivos, exercícios excessivos e atitudes compensatórias.
Como a mudança de peso afeta uma pessoa com distorção de imagem?
Quando alguém com distorção de imagem corporal percebe o seu peso mudar, pode haver sentimentos conflitantes e angustiantes.
Por um lado, a pessoa pode estar procurando ativamente mudar seu corpo para se adequar às normas culturais ou às expectativas pessoais. Por outro lado, a mudança de peso pode ser vista como uma confirmação de que o corpo não está adequado ou não é suficiente.
Dessa forma, o ganho de peso geralmente desperta um sentimento de desolação.
Isso acontece porque a pessoa associa o ganho de peso com a ideia de aumentar imediatamente de tamanho, mesmo que o ganho seja mínimo.
A aqui podem entrar atitudes compensatórias mais intensas como:
- Diminuir a ingestão calórica ainda mais
- Jejuar por longos períodos
- Aumentar a quantidade de exercícios
Como lidar com o ganho de peso durante o tratamento?
Em alguns casos, o paciente pode ganhar peso ao longo do tratamento. Principalmente quando ele está abaixo do seu peso saudável.
E muito disso acontece porque ele passa a mudar sua relação com a comida, mas isso não significa que não haverá sofrimento ao ver o ganho de peso.
Inclusive, esse ganho precisa ser acompanhado de perto para que não cause uma recaída no tratamento.
Dessa forma, a família e os profissionais de saúde responsáveis pelo tratamento devem praticar a escuta atenta para que o paciente se sinta confortável em falar sobre como se sente e ser sincero quanto aos seus medos.
O medo de engordar é um sombra constante na vida de quem sofre com distorção de imagem corporal. Porém, é possível se livrar dela e viver uma vida plena, sem medos ou incertezas quanto ao próprio tamanho.
E é exatamente isso que eu proponho com o tratamento através do Método Bianca Thurm. Através dele, eu e minha equipe, iremos tratar a distorção de imagem em todos seus aspectos.
E para agendar uma consulta, basta acessar este link.