A distorção da imagem corporal é a incapacidade do sujeito de reconhecer, de forma realista, o tamanho e a forma do seu corpo (distorção perceptual).
Geralmente, é associada à atitudes e comportamentos negativos e destrutivos perante o próprio corpo (distorção atitudinal).
A distorção da imagem corporal está associada com uma grande insatisfação e preocupação com o corpo.
Grande parte das pessoas apresenta insatisfação e preocupação com o corpo, mas a distorção faz com que a imagem mental e, principalmente, a sensação que você tem do seu corpo seja muito diferente da forma e tamanho que ele realmente tem.
É muito comum a distorção se iniciar na infância e adolescência, sendo desencadeada, especialmente, por comentários negativos a respeito do corpo.
Outras causas envolvem o aspecto sociocultural, fatores biológicos, psicológicos, questões familiares e experiências negativas ou traumáticas vividas com o corpo.
É importante ressaltar que a queixa de que o corpo está grande não é “frescura” ou “algo para chamar a atenção”, ela é vivida de forma real por quem sofre de distorção da imagem corporal.
Por não ser visível, dificilmente é compreendida pelos outros, sendo negligenciada por muito tempo, podendo causar problemas maiores como os transtornos alimentares, por exemplo.
Até a próxima,
Bianca Thurm!