Nem sempre é fácil identificar os sinais da distorção de imagem. Afinal, eles podem ser facilmente entendidos como um comportamento normal de uma pessoa muito vaidosa.
O mito do corpo perfeito, vendido em diferentes formatos de mídia, faz com que exista sempre uma busca incessante por esse padrão.
É preciso ter um corpo magro, sem gordura, sem manchas, praticamente desenhado. Buscar por esse padrão, em alguma medida, é algo comum de fato.
Mas existem limites. Antes mesmo que esses limites sejam ultrapassados, o sinal de alerta deve ser ligado. É preciso evitar que uma síndrome de distorção de imagem seja desenvolvida.
E quais são os sinais que da distorção de imagem? É isso que vou te responder neste conteúdo.
Buscar saber mais sobre o assunto já é um ótimo início para combater este problema que pode afetar a vida de diferentes maneiras. Confira o texto até o final e saiba tudo sobre distorção de imagem.
O que é distorção de imagem?
A distorção de imagem corporal é uma doença séria e que afeta muitas pessoas, em diferentes idades e fases da vida. Para falar sobre ela, precisamos deixar claro o que é a imagem corporal.
Imagem corporal é a imagem que temos do nosso corpo em nossa mente. Não é necessariamente a forma como ele realmente é, mas como acreditamos que somos.
Em geral, isso faz com que as pessoas se enxerguem maiores do que realmente são. Essa é a distorção de imagem corporal.
A busca incansável por procedimentos estéticos que vão resolver um problema que não existe também é característica dessa síndrome.
Além disso, a distorção de imagem também está fortemente atrelada a anorexia nervosa ou bulimia nervosa. Mas o que são essas doenças?
- Anorexia nervosa: Quem sofre de anorexia evita se alimentar. Isso porque o objetivo é inibir a ingestão calórica, com o objetivo de não ganhar mais peso. É comum que essa doença atinge mulheres na adolescência ou na vida adulta.
- Bulimia nervosa: A principal característica da bulimia é a compulsão alimentar seguida de alguma compensação para evitar o ganho de peso. Em geral, isso acontece provocando vômito ou usando laxantes. É comum que esse transtorno ataque principalmente meninas.
Clique aqui para agendar sua consulta
Distorção de imagem: quais os sinais?
É preciso ficar atento aos sinais comuns de quem está sofrendo com transtornos alimentares. São eles:
- Não querer se alimentar junto de um grupo
- Insatisfação intensa com o corpo
- Prática exagerada de atividades físicas
Estar atento a esses sinais é o primeiro passo para evitar maiores problemas. Afinal, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de 4,7% de toda a população brasileira sofre com os transtornos alimentares.
Mas não esqueça que a distorção de imagem vai além da preocupação com o peso. Portanto, é comum que exista também um foco exagerado na aparência.
Essa é uma preocupação constante. Reclamações de que está acima do peso passam a ser praticamente diárias e até mesmo a checagem do peso passa a ser incorporada à rotina.
Da mesma forma, procedimentos estéticos podem se tornar uma obsessão. E isso, infelizmente, é mais comum do que se imagina.
Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil é o país que realiza o maior número de cirurgias plásticas no mundo. Em 2018, foram mais de um milhão de cirurgias plásticas e 969 mil procedimentos estéticos não cirúrgicos.
Como é o tratamento?
Ter conversas sinceras e afetuosas pode ajudar a pessoa a se abrir e quem sabe até contar o que está acontecendo. O importante é tratar o assunto com a seriedade que ele merece.
O tratamento é feito por meio de uma equipe multidisciplinar, a qual é capaz de mudar a forma como a pessoa enxerga o seu corpo.
A partir disso, o paciente é capaz de ressignificar os comportamentos e julgamentos relacionados a esse corpo, tornando-os mais positivos.
Esse é um novo método e que tem uma abordagem exclusiva. Trata-se do Método Bianca Thurm (MBT), que diagnostica e trata especificamente a distorção da percepção corporal diminuindo o sofrimento com o tamanho e a forma corporal.
Para saber mais sobre esse assunto e forma de tratamento, confira o e-book O papel da Fisioterapia no Tratamento da Distorção de Imagem Corporal. O download está disponível de forma gratuita, basta clicar na imagem abaixo.
Até a próxima!
Bianca Thurm.
Uma resposta
Excelente artigo! Os sinais de distorção de imagem que você mencionou são super relevantes para perceber como a nossa autoimagem pode ser afetada. Acredito que trazer mais conscientização sobre isso é fundamental. Obrigado por compartilhar!