Os Transtornos Alimentares, como a Anorexia e a Bulimia Nervosa, são doenças graves, compostas por fatores biológicos, psicológicos e sociais.
Desta forma, uma abordagem multiprofissional se mostra muito importante e mais resolutiva no seu tratamento.
As equipes multiprofissionais costumam ser compostas por vários profissionais, médicos, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas.
Pensando no papel do fisioterapeuta ao longo da reabilitação do paciente que sofre de Transtorno Alimentar, especialmente ao que se refere à distorção da imagem corporal, foi que desenvolvi o Método Bianca Thurm, o MBT.
O MBT foi construído a partir de anos de estudos e comprovação da sua eficiência no atendimento de pacientes.
Neste texto, vou te contar porque utilizar o MBT para avaliação e tratamento da distorção da imagem corporal. Confira
O que é a distorção de imagem?
A distorção de imagem corporal é um distúrbio sério que afeta muitas pessoas, em diferentes idades e fases da vida. Para falar sobre ela, precisamos deixar claro o que é a imagem corporal.
Imagem corporal é a imagem que temos do nosso corpo em nossa mente.
Não é necessariamente a forma como ele realmente é, mas como acreditamos que somos.
Em geral, isso faz com que as pessoas se enxerguem maiores do que realmente são. Essa é a distorção de imagem corporal.
A busca incansável por procedimentos estéticos que vão resolver um problema que não existe também é característica dessa síndrome.
Além disso, a distorção de imagem também está fortemente atrelada a anorexia nervosa e bulimia nervosa.
O que é o Método Bianca Thurm?
Pela distorção da imagem corporal temos um mapa mental que corresponde à uma imagem corporal irreal, em que se percebe o corpo de forma imprecisa substituindo imagens maiores ou menores do que realmente são.
O MBT é o método fisioterapêutico que proporciona a vivência corporal.
Assim, através de atividades específicas, buscamos despertar esse corpo para a criação de um novo registro, desta vez com o formato corporal real do paciente.
Abordamos questões neurológicas importantes, que permitem uma conversa harmoniosa entre corpo e mente, numa reprogramação da imagem corporal.
Por que utilizar o Método Bianca Thurm?
Com o MTB conseguimos trabalhar esta imagem distorcida através da percepção e reconhecimento adequado da forma corporal, permitindo que o paciente veja a forma que realmente tem.
O corpo, através das atividades propostas, é estimulado para que haja esse reconhecimento.
O reconhecimento do formato real do corpo é muito importante para o tratamento dos Transtornos Alimentares, pois vai propiciar que o paciente se veja e perceba de acordo com a realidade, podendo assim dar um passo importante na sua reabilitação.
No caso de um paciente anoréxico, por exemplo, ele vai poder se convencer de que não necessita emagrecer, pelo contrário: está muito magro e precisa aceitar o tratamento para voltar a ter qualidade de vida.
Como posso acessar o MBT?
Há pelo menos 12 anos lido diariamente com pacientes que sofrem de Transtornos Alimentares.
Comprovo que o MBT transforma vidas, ao auxiliar o paciente na sua reabilitação, em busca de um bem estar para si e sua família.
A qualidade de vida e o olhar mais carinhoso consigo mesmo são perceptíveis ao final do tratamento.
Se você reconhece os sintomas descritos nesse texto em si, seu filho, ou alguém da sua convivência, entre em contato comigo para o agendamento de uma consulta.
Isto pode ser feito aqui pelo site ou pelo meu Instagram, através do link da bio.
Eu espero ajudar você dessa forma! Fique à vontade para entrar em contato comigo.