É possível que em algum momento da sua vida você já ouviu falar em bulimia. Mas você sabe o que é diabulimia?
Esse é um transtorno alimentar muito grave. Ele pode atingir pessoas que sofrem com diabetes tipo 1. Quem sofre de diabulimia reduz ou simplesmente deixa de tomar a quantidade certa de insulina que controla seu nível de açúcar no sangue.
Mas porque isso acontece? Como tratar esse transtorno? Vou falar sobre tudo isso agora, neste conteúdo. Confira
O que é diabulimia
Quem sofre com diabetes tipo 1, não consegue produzir qualquer quantidade de insulina. Por isso, é preciso injetar insulina no corpo.
Quem desenvolve o transtorno de diabulimia, deixa de controlar os níveis de açúcar no seu sangue, simplesmente parando de tomar insulina.
Isso acontece porque a pessoa não quer engordar. O motivo para não tomar a quantidade certa de insulina, é um transtorno alimentar.
Quais são os principais sintomas da diabulimia
Nem sempre é fácil identificar que alguém está sofrendo com diabulimia. Se for o caso, a própria pessoa pode desconfiar que não está bem. Isso acontece a partir do momento que relacionar o fato de deixar de consumir a insulina com o medo de ganhar peso.
Mas, para quem convive com alguém que sofre com a diabulimia, os sinais são menos claros. Alguns deles são:
- Sede
- Cansaço
- Sonolência
- Dores de cabeça
Outra forma de averiguar se está tudo certo, é comparar as leituras da glicemia de um período anterior.
Afinal, pessoas com diabetes tipo 1, que fazem um correto uso da insulina, conseguem manter os níveis de glicemia muito bem controlados.
Como tratar a diabulimia
Estamos falando de um transtorno psiquiátrico. Então, o diagnóstico deve ser feito com um psiquiatra. Esse é o profissional que saberá qual o melhor tratamento a ser seguido.
Ainda assim, existem outros profissionais da saúde que devem fazer parte do tratamento, como nutricionista, endocrinologista e psicólogos.
De modo geral, o tratamento com psicólogo buscará ajudar o paciente a ter uma relação mais positiva com o corpo. Assim, será possível desmistificar a relação do uso de insulina com as alterações de peso.
Riscos que o transtorno traz
Não pense que a diabulimia é um assunto que pode ser deixado para resolver amanhã ou depois. Os riscos que esse transtorno traz são muito sérios. O que está em risco, na verdade, é a vida.
As primeiras complicações estão relacionadas ao aumento dos níveis de açúcar no sangue. Isso vai dificultar a cicatrização de feridas, além de facilitar o surgimento de infecções e levar a desidratação.
Com o passar do tempo, as coisas podem piorar muito. Podem surgir complicações como:
- Perda progressiva da visão;
- Perda de sensibilidade nos dedos dos pés e mãos;
- Amputação de pés ou mãos;
- Diarreia crônica;
- Doenças renais e do fígado.
Tanto a diabetes quanto o transtorno de imagem não podem ser negligenciados.
Não deixe de buscar informações sobre
Buscar informações sobre esse assunto é muito importante. Por isso, conte com o amparo de um especialista.
Você pode me acompanhar no Instagram e estar sempre bem informado sobre os transtornos alimentares e principalmente sobre seus tratamentos.
Assim, eu espero ajudar você a manter-se longe desse tipo de problema tão perigoso.