Benefícios de ter uma equipe multiprofissional no tratamento da Distorção de Imagem Corporal

Como fazer uma boa conduta de um paciente com DIC

A relação que temos com o nosso corpo é super importante, por isso é importante entender os benefícios de ter uma equipe multidisciplinar no tratamento da Distorção de Imagem Corporal.

Quando percebemos que uma pessoa querida está sofrendo com transtornos alimentares, como bulimia ou anorexia, tudo o que queremos é ajudá-la. Afinal, não queremos ver ninguém passando por esse sofrimento. 

Ter uma relação saudável faz com que nossa vida como um todo seja mais saudável e mais alegre, por isso dos benefícios de ter uma equipe multidisciplinar no tratamento da DIC.

Por isso, quando alguém dá sinais de estar sofrendo com isso, devemos sim buscar ajuda. Mas de quem? Qual é o profissional responsável por tratar esse tipo de problema?

Na verdade, não é apenas um profissional o responsável por isso. É necessário uma equipe com diferentes habilidades para dar conta desse tratamento.  

Neste texto, vou falar sobre os benefícios de ter uma equipe multidisciplinar no tratamento da distorção da imagem corporal. Mas, para início de conversa: você sabe o que é a distorção de imagem corporal?

O que é a distorção de imagem corporal?

A distorção de imagem corporal é um distúrbio sério que afeta muitas pessoas, em diferentes idades e fases da vida. Para falar sobre ela, precisamos deixar claro o que é a imagem corporal. 

Imagem corporal é a imagem que temos do nosso corpo em nossa mente. Não é necessariamente a forma como ele realmente é, mas como acreditamos que somos. 

Em geral, isso faz com que as pessoas se enxerguem maiores do que realmente são. Essa é a distorção de imagem corporal. 

A busca incansável por procedimentos estéticos que vão resolver um problema que não existe também é característica dessa síndrome. 

Além disso, a distorção de imagem também está fortemente atrelada a anorexia nervosa e bulimia nervosa.

Quais profissionais se envolvem no tratamento da distorção de imagem corporal?

Contudo, como você pode ver, os transtornos alimentares, como a Anorexia e a Bulimia Nervosa, são doenças graves, compostas por fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Desta forma, uma abordagem com equipe multidisciplinar no tratamento da DIC se mostra muito importante e mais resolutiva no seu tratamento.

As equipes multiprofissionais costumam ser compostas por vários profissionais, como:

  • Médicos;
  • Psiquiatras; 
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;

Todos os profissionais envolvidos trabalham para melhorar a relação do paciente com a alimentação com seu corpo.

Assim é possível diminuir os comportamentos prejudiciais, como compulsões alimentares, métodos compensatórios e restrição alimentar.

Assista:: Quais são os PROFISSIONAIS que trabalham com TRATAMENTO da DIC?

Saiba agora: Os benefícios de ter uma equipe multidisciplinar no tratamento da DIC.

Quando a distorção de imagem corporal é tratada por uma equipe multidisciplinar, ela é tratada como deve ser. 

Como disse anteriormente, a distorção de imagem corporal atinge a noção corporal das pacientes, a sua percepção sobre o seu corpo. 

Benefícios de equipe multidisciplinar no tratamento da DIC

Como estamos falando da mente, um psiquiatra se torna fundamental. É ele, que através de suas intervenções, que conseguirá entender o que ocasionou o distúrbio. Dessa forma, terá boas alternativas para o tratamento. 

Deixar de se alimentar ou comer compulsivamente e depois se esforçar para expulsar a comida do corpo certamente tem graves consequências para a saúde.

Por isso, médicos e nutricionista são tão importantes. Eles terão a tarefa de analisar exames, encaminhar dietas e saber o que é necessário para que o corpo volte para seu estágio mais saudável. 

O fisioterapeuta atua no componente perceptual da imagem corporal tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento. Isto quer dizer que o profissional foca no reconhecimento do tamanho corporal. 

Ter o acompanhamento de uma equipe como essa fará com que o tratamento seja muito mais efetivo. Isso porque olha para um problema como um todo, considerando todos os pontos que ele afeta. 

Além do mais, dessa forma é possível tratar cada ponto com a profundidade que necessária.

Como ajudar? Fique atento aos sinais:

É preciso ficar atento aos sinais comuns de quem está sofrendo com transtornos alimentares. Os mais comuns são:

  • Não querer se alimentar junto de um grupo
  • Insatisfação intensa com o corpo
  • Prática exagerada de atividades físicas

Estar atento a esses sinais é o primeiro passo para evitar maiores problemas. Afinal, a própria Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que cerca de 4,7% de toda a população brasileira sofre com os transtornos alimentares. 

Mas não esqueça que a distorção alimentar vai além da preocupação com o peso. Portanto, é comum que exista também um foco exagerado na aparência. 

Essa é uma preocupação constante. Reclamações de que está acima do peso passam a ser praticamente diárias e até mesmo a checagem do peso passa a ser incorporada à rotina.

Espero ter ajudado você e entender um pouco mais sobre todo esse processo.

Me acompanhe no Instagram para ficar por dentro de mais conteúdos  importantes como este. 

 Até a próxima,

Bianca Thurm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias e conteúdos

Receba Conteúdos e Estratégias

Preencha o formulário abaixo e receba o melhor conteúdo da área: