Como fazer uma boa conduta de um paciente com DIC

Como fazer uma boa conduta de um paciente com DIC

Um paciente com Distorção de Imagem Corporal (DIC) precisa ser tratado com atenção. Você sabe como fazer a conduta desse tratamento da melhor forma?

Existem métodos e formas de lidar com o paciente que vão ajudar a alcançar os melhores resultados. Assim, você sentirá que cumpriu seu papel e o paciente estará livre das sombras do Distorção de Imagem Corporal (DIC).

E esse é um problema sério e que afeta muitas pessoas no mundo todo. Mas como saber qual a melhor forma de conduzir o tratamento? Sem dúvidas, a resposta para essa pergunta é a forma mais efetiva de ajudar. 

Com base na minha experiência, escrevi esse texto e destacar alguns pontos para ficar atento. Espero que você goste da leitura! 

Como fazer uma boa conduta de um paciente com DIC: faça o melhor diagnóstico 

Antes de comentar sobre o papel da Fisioterapia no diagnóstico da distorção de imagem, preciso fazer alguns apontamentos. 

O primeiro: acredito que seja importante diagnosticar e tratar a distorção de imagem de maneira específica.

Muitas vezes ficamos ligados apenas aos transtornos alimentares. Mas, por ser um padrão mental, a distorção de imagem não é tão facilmente acessada e, da mesma maneira, não é simples de ser tratada.

É importante ressaltar que, mantendo-se a distorção de imagem, tanto o sofrimento quanto os possíveis comportamentos compensatórios, que busquem a redução do tamanho corporal, tendem a permanecer e trazer ainda mais prejuízos à sua vida.

O tratamento fisioterapêutico muda a forma como a pessoa enxerga o seu corpo. E então, quando reconhece o seu tamanho real, o paciente é capaz de ressignificar os comportamentos e julgamentos relacionados a esse corpo, tornando-os mais positivos.

Esse é um novo método e que tem uma abordagem exclusiva.

Conheça o Método Bianca Thurm (MBT)

O Método Bianca Thurm (MBT) diagnostica e trata especificamente a distorção da percepção corporal diminuindo o sofrimento com o tamanho e a forma corporal.

Pela distorção da imagem corporal temos um mapa mental que corresponde à uma imagem corporal irreal, em que se percebe o corpo de forma imprecisa substituindo imagens maiores ou menores do que realmente são.

O Método Bianca Thurm é um método fisioterapêutico que proporciona a vivência corporal.

Assim, através de atividades específicas, buscamos despertar esse corpo para a criação de um novo registro, desta vez com o formato corporal real do paciente.

Abordamos questões neurológicas importantes, que permitem uma conversa harmoniosa entre corpo e mente, numa reprogramação da imagem corporal.

Como fazer uma boa conduta de um paciente com

Distorção de Imagem Corporal: aposte em uma equipe multidisciplinar 

Mas, como você sabe, os transtornos alimentares, como a Anorexia e a Bulimia Nervosa, são doenças graves. Essas são doenças compostas por fatores biológicos, psicológicos e sociais.

Desta forma, uma abordagem com equipe multidisciplinar no tratamento da DIC se mostra muito importante e mais resolutiva no seu tratamento.

Portanto, as equipes multiprofissionais costumam ser compostas por vários profissionais, como:

  • Médicos;
  • Psiquiatras; 
  • Nutricionistas;
  • Fisioterapeutas;

Todos os profissionais envolvidos trabalham para melhorar a relação do paciente com a alimentação com seu corpo.

E como fazer uma boa de um paciente com Distorção de Imagem Corporal? Esteja conectado com seu paciente 

A conexão entre paciente e fisioterapeuta fará com que o tratamento seja ainda mais efetivo. A evolução do paciente acontecerá de forma natural, fluida e saudável. 

Ao estabelecer a imagem real do corpo, estimula-se o bem estar e a qualidade de vida.

A pessoa, vendo-se como realmente é, permite se dedicar a objetivos construtivos, que vão além da preocupação com o formato corporal, apropriando-se da própria vida e aceitando-se muito mais.

Assim é possível diminuir os comportamentos prejudiciais, como compulsões alimentares, métodos compensatórios e restrição alimentar.

O processo não é simples, mas com certeza é muito satisfatório. Espero ter ajudado você e entender um pouco mais sobre tudo isso.

Para saber mais sobre o papel do fisioterapeuta no tratamento de distorção de imagem corporal, confira meu novo e-book e você pode acessá-lo de forma gratuita. 

Espero ter ajudado você com essas informações!

Até a próxima,

Bianca Thurm.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias e conteúdos

Receba Conteúdos e Estratégias

Preencha o formulário abaixo e receba o melhor conteúdo da área: