Existe uma diferença básica entre distorção de imagem e insatisfação corporal. Neste artigo eu te ajudo a compreender isso.
A insatisfação corporal
Infelizmente nós vivemos em tempos em que a insatisfação corporal é bastante normalizada. Mas se engana quem pensa que a culpa é das redes sociais: desde sempre houveram padrões de beleza, mesmo antes dos grandes meios de comunicação. O que acontece em relação às redes, é que agora existe uma maior propagação dos padrões.
LEIA TAMBÉM: O que é a neurofisiologia da percepção corporal
Podemos pensar a insatisfação corporal como uma vontade de mudar o próprio corpo a partir de uma avaliação negativa de si mesmo. Essa vontade de mudar geralmente é motivada por um padrão de beleza. Nesse sentido, a pessoa percebe o seu corpo como fora daquele padrão e busca formas de se encaixar.
Embora a insatisfação corporal não seja uma patologia, ela pode ser um dos sinais de que alguém sofre de distorção de imagem. Lá no meu canal do youtube eu tenho um vídeo falando mais sobre essa questão, você pode conferir clicando aqui.
A distorção de imagem
Já a distorção da imagem é uma condição onde o cérebro registra o corpo de forma imprecisa e não uma busca por um padrão de beleza. Ela é diferente de uma insatisfação porque independe da real forma do corpo. Digo isso porque, quando há um quadro de distorção corporal, a pessoa não enxerga o seu corpo da forma como ele realmente é.
Nesse sentido, a diferença entre distorção de imagem e insatisfação corporal é a de uma busca modificar o corpo por não conseguir enxergar como ele realmente é. Enquanto uma pessoa insatisfeita com o corpo procura mudar a própria imagem com o objetivo de atingir algum padrão de beleza.
Uma forma de, tanto prevenir a distorção de imagem quanto a insatisfação, é ser parte do movimento de positividade corporal. Aqui no blog eu já falei sobre esse movimento e da sua importância para construirmos uma sociedade mais saudável. Você pode conferir o artigo clicando aqui.
Me siga nas redes: meu canal no youtube | Instagram | Facebook