Comportamentos alimentares disfuncionais, muitas vezes, são gerados por um problema diretamente relacionado à imagem corporal.
Comportamentos alimentares disfuncionais
De certa forma, existe uma naturalização de certos comportamentos alimentares disfuncionais. Uma prova disso é o grande volume de influencers sem nenhuma formação na área nutricional “ensinando” como perder peso nas redes sociais. E é aí que mora um perigo real, porque quem percebe a própria imagem muito maior do que ela realmente é, vai usar esses métodos para tentar diminuir o tamanho do seu corpo. Porém, por mais que essa pessoa perca peso, ela vai continuar não percebendo isso, já que a imagem que ela vê no espelho não é a mesma do seu corpo real.
Mas além de comer pouco para perder peso, também existe outro comportamento preocupante em relação aos hábitos alimentares, os atos compensatórios. Eles se dão através da prática da atividade física que visa compensar os alimentos ingeridos. Por exemplo, se uma pessoa acabou de almoçar, ela pode contar as calorias consumidas e “abater” esses números com exercícios.
Como acabar com os comportamentos alimentares disfuncionais?
A única maneira de parar tais comportamentos é conseguindo mostrar o real tamanho do indivíduo. Até porque, quem sofre de Distorção de Imagem acaba desenvolvendo transtornos alimentares justamente em uma tentativa de diminuir o próprio tamanho. Então, no momento em que essa pessoa consegue realmente ver o seu real tamanho, sem a distorção, é muito provável que os transtornos alimentares comecem a diminuir com o tempo.
LEIA MAIS:: O papel da família na reabilitação de pessoas com Distorção de Imagem Corporal
Como funciona o tratamento?
O Método Bianca Thurm é atualmente reconhecido como um dos tratamentos mais eficazes para a Distorção de Imagem. Isso porque, esse tratamento engloba múltiplos componentes como a psicologia, nutrição e fisioterapia. Dessa forma é possível tratar a Distorção em todos os seus sintomas.
E se você quiser conhecer mais sobre esse método, te convido a conhecer o meu canal no Youtube. Lá eu tenho uma série de vídeos dedicados ao tratamento, recuperação e identificação da Distorção de Imagem, você pode acessar clicando aqui. Ainda, se você quiser marcar uma consulta comigo, online ou presencial, o link para agendamento é esse aqui abaixo: