O movimento Body Positivity, ou Positividade Corporal em português, tem mostrado força nos últimos tempos, principalmente nas redes sociais. Ele prega uma maior aceitação e tolerância em relação ao próprio corpo.
E você consegue perceber a relação entre a Positividade Corporal e a (in)satisfação com a imagem corporal? É sobre isso que falo neste artigo!
Nossa Insatisfação com a Imagem Corporal de cada dia
Se você fizer uma pesquisa informal, no seu grupo de amigas, poderá verificar um comportamento que é global: todas apresentam alguma insatisfação em relação a algo em seu corpo. E a lista de coisas a serem mudadas não costuma ser curta.
Agora, você já parou para pensar em que momento fomos ensinadas a odiarmos nossos corpos? A sermos verdadeiras caçadoras das próprias imperfeições?
Estima-se que esses comportamentos, tão nocivos para nossa autoestima, comecem bem cedo, ainda na infância. Afinal, influências não faltam: crescemos escutando nossas mães falando sobre estarem acima do peso e necessitarem fazer dieta. Na televisão ou outras mídias a magreza sempre esteve relacionada a características desejáveis, tais como beleza, bondade, inteligência, sucesso… Na escola, formato corporal vira motivo de piada e bullying.
Todas essas experiências repercutem na maneira como formamos nossa autoimagem e a estima corporal. Mensagens aparentemente tão simples podem ter desdobramentos que ecoam durante boa parte da vida.
::: Saiba mais sobre a Distorção da Imagem Corporal na infância
A vez da Positividade Corporal
Então, numa sociedade que perpetua a insatisfação com o corpo, principalmente entre as mulheres, gostar de si pode ser considerado um ato transgressor. E o Body Positive tomou a internet com mensagens e imagens exaltando a beleza dos corpos reais, em todos os tamanhos.
O movimento busca, através da representatividade, mostrar que ninguém necessita encaixar-se em um determinado padrão para ser considerado belo. Um resultado potencial da Positividade Corporal é elevar a autoestima das mulheres, de maneira que elas consigam enxergar sua real beleza e se tratar de maneira mais amorosa.
Insatisfação com a Imagem X Positividade Corporal
Bom, e qual é a relação entre a Insatisfação com a Imagem e a Positividade Corporal? Elas caminham de forma inversa. Ou seja, quanto maior o alcance dos resultados da Positividade Corporal, tais como a estima e o sentir-se bem em relação ao corpo, menos a pessoa estará insatisfeita com sua imagem.
Quanto mais se oportunizar que a pessoa veja que sua beleza, além de representada, é associada a características positivas, menos ela terá tendência a querer pertencer a um padrão irreal. Mais satisfeita ela estará com sua própria forma corporal.
Enquanto isso, uma grande insatisfação com a Imagem Corporal anda de mãos dadas com uma visão negativa do seu corpo. Assim, sentimentos de inadequação, vergonha, insegurança, além da baixa autoestima ganham muito espaço, trazendo bastante sofrimento para a vida da pessoa.
O Movimento Body Positive mostra que ações aparentemente pequenas podem promover grandes e impactantes resultados! Espero que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a relação entre (in) Satisfação com a Imagem e a Positividade Corporal.
Até a próxima,
Bianca Thurm.