Aceitar o seu corpo da forma como ele é não é uma tarefa fácil. E como poderia ser? Todas as imagens da mídia nos mostram que os corpos “certos” são aqueles que nem são reais. Isso porque passam por uma série de tratamentos de imagem.
Além do mais, existe uma cultura muito forte que valoriza sempre o corpo mais magro. Tanto é, que podemos dizer que vivemos uma cultura da dieta. Sobre isso, falamos mais nesse conteúdo.
Então, a aceitação corporal definitivamente não é algo fácil, mas é muito necessário. A boa notícia é que existem pequenas dicas para desenvolver no dia a dia que podem ajudar muito a melhorar essa situação.
Neste texto, você encontrará sete dicas para praticar a aceitação corporal. Seguindo elas sempre, você conseguirá ficar mais longe de problemas muito sérios como transtornos de imagem.
Vamos conferir as dicas? Veja só:
O que é aceitação corporal?
Para falar sobre isso, antes precisamos deixar claro que aceitação corporal não tem a ver com uma relação idealizada com o corpo.
Aceitação corporal é autoconhecimento e entendimento das potencialidades do corpo. Ou seja, nada tem a ver com forçar a se amar. Estamos falando, sobretudo, de uma relação de respeito entre mente e corpo.
7 dicas para praticar a aceitação corporal
Essas são dicas simples, mas muito potentes. Elas podem servir para você ou para uma pessoa próxima que está sofrendo por não aceitar o seu corpo como ele é.
Compreenda os limites do seu corpo
É comum que quando uma pessoa está completamente descontente com seu corpo, ela comece a fazer academia ou demais esportes que possam ajudar a emagrecer e definir os músculos.
Mas cada corpo é um corpo. Nenhum organismo reage da mesma forma. Além do mais, é necessário compreender os limites do corpo, mas que ele não acabe machucado ou lesionado.
Procure por ajuda de profissionais, que certamente vão lhe recomendar exercícios adequados para sua situação atual.
Não se compare
Comprar o seu corpo com o de outra pessoa é algo muito cruel com você. A dica é para idealizar a vida alheia e passar a dar mais atenção para as suas potencialidades.
O que vemos da vida de outras pessoas é apenas uma parcela. Existe uma série de fatores que influenciam em como o corpo de cada ser humano é e como irá reagir às mudanças da vida.
Por isso, a comparação não leva a nada. Você não conseguirá alcançar o padrão de outra pessoa porque aquela não é a sua realidade. E adivinha só: a sua realidade e o seu corpo são incríveis como são.
Lembre-se: mudanças da idade são normais
Ninguém permanece para sempre com o corpo dos 15 anos. Mesmo as pessoas que se submetem a muitos procedimentos cirúrgicos passam toda sua vida se dedicando a isso.
O tempo muda o corpo das pessoas e isso é inevitável. Essas mudanças são absolutamente normais. Não se culpe por isso!
Entenda quando isso afeta a sua saúde
Fazer dietas e ir na academia regularmente por ser algo benéfico quando feito com o correto acompanhamento profissional. Mas uma coisa é clara: isso deve fazer bem para sua saúde.
Todas essas ações devem ser pensadas para melhorar a sua saúde e não a estética do seu corpo. A partir do momento em que isso não lhe fizer mais bem, é hora de revisar a necessidade de continuar.
Busque autoconhecimento
Essa sempre será uma dica de ouro. Autoconhecimento é o melhor caminho para saber como resolver cada problema.
Na verdade, mais do que isso, o autoconhecimento é o caminho para identificar como fazer para que isso não se torne um problema.
É assim também que você conseguirá entender quais são as causas da sua dificuldade em aceitar o seu corpo. Sabendo disso, será mais fácil de resolver.
Se afaste do que não lhe faz bem
Redes sociais, amizades tóxicas, seja o que for, se não lhe faz bem, é melhor se afastar. Entenda quais são os seus gatilhos, aquilo que faz com que você se sinta mal, e busque remover isso da sua vida.
É preciso saber o nosso valor e não abrir mão disso. Portanto, situações e pessoas que não nos fazem bem, não devem fazer parte da nossa vida.
Busque ajuda
Não hesite em pedir ajuda. Psicólogos podem ser uma ótima opção nesses casos e com certeza será o melhor caminho para o autoconhecimento.
Em casos de transtornos de imagem, saiba que você também pode contar comigo! Trabalho com uma abordagem exclusiva, desenvolvida por mim.
O Método Bianca Thurm diagnostica e trata especificamente a distorção da percepção corporal auxiliando a diminuir os sintomas e o sofrimento com o tamanho e a forma corporal.
Para saber mais sobre meu trabalho, acompanhe-me nas redes sociais e continue conferindo meus conteúdos.
Espero ter ajudado você.
Até mais!