A nossa relação com a comida nem sempre é algo saudável como deveria ser. Há quem se alimente com muita culpa ou então quem coma compulsivamente.
O fato é que precisamos nos alimentar (e bem!) para viver com saúde. Mas não é somente a escolha dos alimentos que influencia nisso, mas a forma como nos alimentamos.
Comer bem, sentindo os sabores e sabendo o que aquele alimento promove em nosso corpo é algo fundamental.
Por isso, quero te apresentar hoje uma prática que pode mudar completamente a sua relação com a comida: o mindful eating.
Se você nunca ouviu falar sobre ou quer saber mais sobre essa prática, continue lendo esse texto. Ele com certeza ajudará você a se alimentar com mais atenção.
O que é mindful eating?
Na correria do dia a dia, nem sempre conseguimos dar tanta atenção à nossa alimentação e como nos alimentamos. Mas isso não acontece apenas com a comida.
Para combater esse modo automático de viver a vida, surge uma prática chamada Mindfulness. Em tradução livre, “atenção plena”.
O que se busca com isso é estar presente de corpo e alma, seja qual for o momento. Isso se aplica a hora de se alimentar, e neste caso estou falando do mindful eating.
O objetivo é estar totalmente concentrado no momento da refeição. Assim, é possível perceber os sabores, cores e texturas.
Além disso, o mindful eating ajuda você a aproveitar a experiência no lugar e com quem você está e se mantendo longe de distrações.
Como praticar o mindful eating?
Para o mindful eating é importante ficar distante de celular e televisão, de qualquer distração. Você deve ter certeza de que não está comendo no modo automático.
Quando estiver se alimentando, pense que é hora de aproveitar o momento. Saborei cada pedaço daquele alimento e o que pode ser o mais importante: assim que perceber que está satisfeito, pare.
Assim, é possível melhorar a sua relação com a comida a partir da observação de detalhes e de como o organismo reage a cada um deles.
Leia mais: Emagrecer sem passar fome: como mudar a mentalidade da dieta
Como o mindful eating ajuda a melhorar a relação com a comida?
Através do mindful eating é possível refletir sobre as razões pelas quais você está se alimentando. Assim é possível solucionar muitos problemas.
Isso porque fica fácil identificar quando a necessidade de comer vem por outros fatores internos como ansiedade, em vez de fome.
Quais os benefícios do mindful eating?
Mas o que é “melhorar a relação com a comida”? Para exemplificar melhor, resolvi listar quais são os benefícios do mindful eating:
-
O mindful eating ajuda a identificar gatilhos emocionais:
Quando você come com atenção plena, você consegue perceber questões fisiológicas e emocionais relacionadas à alimentação. Seja a fome, a saciedade, a degustação ou mesmo a satisfação.
-
É possível gerenciar as emoções:
Estar consciente é a melhor forma de gerenciar as suas emoções. Assim você consegue entender os seus limites, tolerar as suas emoções e lidar com os sentimentos negativos.
-
Melhora a digestão e absorção de nutrientes
Quando comemos com atenção, mastigamos melhor os alimentos. Isso faz com que o organismo faça a digestão mais fácil, absorvendo os nutrientes de forma eficiente.
Como desenvolver:
Para desenvolver o mindful eating é preciso prestar atenção aos alimentos antes de comer e respirar fundo.
Também é importante ficar longe do celular. Concentre-se apenas na refeição. Observe todas as sensações: cheiro, temperatura e textura dos alimentos que você está ingerindo.
É importante destacar que o mindful eating não é uma dieta. Lembre-se de exercer a gratidão pela experiência vivida a cada refeição. Certamente isso irá ajudar muito você.
Se conteúdos como esse te ajudam, continue acompanhando meu blog e me acompanhe nas redes sociais.
Espero ter ajudado você!
Até mais.