DE ONDE VEM A SÍNDROME DA FEIURA IMAGINÁRIA?

DE ONDE VEM A SINDROME DA FEIURA IMAGINÁRIA_

Um dos impactos mais diretos que a Distorção de Imagem pode provocar é a feiura imaginária. Mas antes de qualquer coisa, gostaria de te explicar que todos nós nos sentimos um pouco insatisfeitos com nossos corpos em algum momento. A síndrome da feiura imaginária é algo muito mais intenso e que precisa de atenção. Para você entender melhor esse conceito e como ele se relaciona com a  Distorção de Imagem, é só continuar lendo esse artigo.

Um corpo diferente daquele refletido no espelho

Geralmente quando falamos em Distorção de Imagem, é comum as pessoas associarem isso apenas ao peso. Mas a distorção de imagem pode ir muito além disso. 

Além de sentir que o seu corpo é grande e pesado demais, existem outras áreas do corpo que podem ser afetadas. Olha só esse exemplo que a revista Abril usou: O escritor Franz Kafka, autor de alguns dos livros mais importantes do ocidente, teve alguns dos seus diários encontrados e estudados. Nesses diários nós podemos perceber a forma como ele se via. Segundo esse artigo da Abril, Kafka tinha alguns cismas muito pontuais com o próprio corpo ao longo desses diários. Sobre isso, ele falava constantemente em seus  “ombros caídos”, com os “braços desajeitados” e com “postura encurvada”. Inclusive, o autor relata em seus diários a sua dificuldade (e quase impossibilidade) em se olhar em espelhos por que eles “refletiam uma feiura inescapável”.

ENTENDENDO O ESQUEMA CORPORAL 

A história de Kafka é um bom exemplo de como essa feiura imaginária é devastadora. Nesse sentido, ele não se via da mesma forma que uma pessoa sem essa condição se vê. Pessoas que passam por isso, não veem propriamente a si mesmos. Na verdade eles enxergam apenas aquilo que odeiam refletido no espelho. Ou pior, enxergam o “defeito” muito maior do que ele é e sentem uma necessidade de cobrir ou mascarar isso.

Como reconhecer a síndrome da feiura imaginária? 

Existem vários fatores que podem indicar que alguém está passando pela síndrome de feiura imaginária. Por isso é importante prestar atenção ao conjunto de sinais. 

O TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR NA DIC

Alguns exemplos que posso citar aqui é uma preocupação obsessiva por alguma parte do corpo que a pessoa não gosta e a forma como ela lida com isso. Nesse sentido, quem tem a síndrome de feiúra imaginária vai tentar esconder esse “defeito” de todas as formas possíveis – apenando até mesmo para cirurgias plásticas. Mas além disso, sinais mais claros como:

  • Isolamento social 
  • Aversão aos espelhos 
  • Não conseguir sair para comprar roupas

Como eu sempre digo, é importante que você tenha um olhar atencioso e acolhedor quando conhece alguém que passa por alguma situação assim. Ser empático e sensível pode fazer toda a diferença. Mas se você é quem está passando por uma situação assim e busca tratamento, eu posso te ajudar, é só clicar aqui. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias e conteúdos

Receba Conteúdos e Estratégias

Preencha o formulário abaixo e receba o melhor conteúdo da área: