Embora seja complexo identificar a distorção de imagem corporal, existem alguns sinais que, quando combinados, podem ser alertas. Neste artigo você encontra 5 comportamentos considerados preocupantes sobre esse assunto.
-
Não querer se alimentar junto de um grupo
Quando uma pessoa apresenta pânico e uma recusa total a se alimentar na frente de outras pessoas, isso pode ser um sinal de perigo. Por exemplo, se a pessoa ainda está na fase escolar, ela pode se recusar a comer na escola, mesmo que passe o dia todo lá. Ou ainda, uma pessoa pode estar em uma viagem com amigos e não comer nada durante longos períodos de tempo ou até conseguir ficar sozinha. E quando alguém passa por longos períodos sem ingestão de alimentos, é possível que ela desmaie, tenha quedas de pressão e apresenta muita fraqueza.
-
Insatisfação intensa com o corpo
Esse pode ser o sinal mais difícil de identificar hoje em dia. Isso porque vivemos na era da insatisfação corporal, e esse comportamento é bastante normalizado. Porém, o que nós precisamos prestar atenção é em como a pessoa reage a essa insatisfação. Quando ela reage, por exemplo, evitando sair de casa, usando roupas muito maiores do que o seu tamanho, evitando fotos e espelhos, nós temos uma resposta exagerada. E é esse exagero que nos indica uma possível distorção de imagem.
-
Prática exagerada de atividades físicas
Nós podemos pensar a prática exagerada de exercícios físicos como atos compensatórios. Por exemplo, algumas pessoas com distorção de imagem ou transtornos alimentares podem fazer refeições e contar quantas calorias elas ingeriram. Dessa forma, elas buscam na atividade física uma forma de compensar todas as calorias ingeridas para não engordar. No artigo A relação entre comportamentos alimentares disfuncionais e distorção de imagem eu falo mais sobre esse assunto.
E-BOOK GRATUITO: Tratamento e causas da Distorção de Imagem Corporal
-
Falta de confiança em si mesmo
Quando alguém não consegue ver a si mesmo, é normal que ela não tenha confiança. Nesse sentido, entram problemas graves de autoestima, isolamento e, em muitos casos, depressão.
-
Hábito de se comparar com outras pessoas
Esse é outro comportamento muito naturalizado hoje em dia, principalmente nas redes sociais. Geralmente o hábito de se comparar com outras pessoas vem de uma carga emocional construída desde a infância. Em alguns casos, os pais comparam os filhos entre eles, ou com primos ou filhos de conhecidos. E aqui fica o alerta: a comparação nunca leva a lugar algum. O melhor mesmo é sempre apostar nas belezas individuais e características únicas que existem em nós.
Os sinais acima podem ser fundamentais para o diagnóstico de Distorção de Imagem Corporal. E quanto mais cedo forem identificados, melhor a recuperação.
Se você gostou desse conteúdo, te convido a conhecer o meu canal no Youtube. Lá eu tenho playlists sobre temas que cercam a Distorção de Imagem Corporal e você pode acessar aqui: https://www.youtube.com/channel/UCGcXQDaig-YxeiNKWzlZlaQ/featured