A distorção de imagem corporal funciona como um tipo de véu que te impede de ver o tamanho real do seu corpo. Nesse sentido, ela consegue realmente distorcer a sua percepção frente ao espelho.
“O real tamanho do meu corpo”
O processo de comunicação que acontece entre o seu corpo e a sua mente é chamado de imagem corporal. Ele funciona como um banco de dados na forma de registro mental e é a maneira que nós temos de perceber como é a nossa imagem e como os outros nos enxergam fisicamente.
E é essa imagem corporal o responsável pela forma como você aceita, ou não, o seu corpo. Ela também é responsável por você se ver em maior ou menor tamanho. Por isso, quem trabalha com distorção de imagem corporal tem como o foco principal restaurar esse processo de comunicação entre corpo e mente.
ASSISTA: DISTORÇÃO DE IMAGEM é uma doença?
Tamanho real ou imaginário?
O nosso mapa, a imagem corporal, é construído todos os dias através das nossas vivências e experiências.
LEIA TAMBÉM::: Como prevenir a distorção de imagem corporal
É por este motivo que a sua imagem pode acabar distorcida e você não consegue ver o seu real tamanho. Quando nós crescemos, por exemplo, ouvindo comentários sobre o nosso corpo ou presenciando uma preocupação extrema com o tamanho dele, a nossa imagem corporal absorve essas informações.
Logo, nós internalizamos um tamanho irreal desse corpo, impossibilitando que o mapa mental seja preciso.
Nesse sentido, é preciso restaurar o equilíbrio comunicacional entre o corpo e a mente. E o melhor jeito de começar isso é conseguir mostrar o real tamanho que o seu corpo tem, é dessa forma que eu consigo fazer um tratamento efetivo com meus pacientes. Se você busca esse tipo de atendimento especializado, o link para agendar uma conversa comigo está logo abaixo: