A insatisfação com a imagem corporal é um sentimento de profundo descontentamento com o próprio corpo. E ela acontece através de uma construção onde nos percebemos como inadequado quando em comparativo aos outros.
E essa insatisfação pode evoluir de forma patológica, levando um indivíduo a um quadro de distorção de imagem corporal.
Leia também::: O que significa a vivência corporal no tratamento de distorção de imagem corporal
O que é a imagem corporal?
Nós criamos a imagem corporal na nossa mente a partir das experiências, pensamentos, comportamentos e sensações que temos com o corpo.
E essa construção mental vai se modificando conforme interagimos com o mundo.
Por exemplo, ao termos um contato excessivo com corpos digitalmente alterados nas redes sociais, podemos perder a noção do que é um corpo real. Dessa forma, passamos a aumentar o grau de insatisfação com nossa própria imagem por ela não se encaixar naquele padrão.
Além disso, episódios de bullying que tinham como foco a forma corporal, também são fatores de risco para o desenvolvimento da insatisfação com a imagem corporal.
Esse tipo de experiência cria uma noção equivocada de que o corpo nunca está adequado o suficiente. Logo, o indivíduo vai distorcendo e se desconectando da sua real forma.
As manifestações da insatisfação com a imagem corporal
Existem alguns comportamentos muito típicos de pessoas que têm uma insatisfação profunda com o próprio corpo. Dentre elas, posso destacar:
- Checagem corporal: pesagem diária, fechar a mão ao redor do pulso ou dos braços são formas de checar se o corpo aumentou de peso. Comportamento apresentado por pessoas que sentem um medo desmedido de engordar.
- Evitar fotos: indivíduos insatisfeitos com o corpo tendem a fugir de qualquer registro dessa imagem, como fotos e vídeos. O que não quer dizer que essas pessoas nunca tirem fotos, mas elas geralmente preferem ângulos específicos e não gostam de serem fotografadas por outras pessoas.
- Preocupação excessiva sobre o corpo: comentários sobre a própria imagem e manifestação verbal sobre se sentir “feia” ou “gorda” com muita frequência são sinais de alerta
Biaxe meu e-book gratuito
A positividade corporal na prevenção da insatisfação corporal
A positividade corporal é um movimento que busca valorizar a multiplicidade dos corpos e as suas diferenças. E vai contra a ideia de padronização, cultura da dieta e busca minimizar as queixas de insatisfação corporal na população.
Esse tipo de movimento tem um papel fundamental na prevenção de doenças como a distorção de imagem corporal e dismorfia. Justamente por abrir uma janela de possibilidades em que todos os corpos são bem-vindos e aceitos como belos.
Além disso, grupos e páginas de positividade corporal estão espalhados na internet mostrando relatos, desmistificando crenças sobre corpos fora do padrão e mostrando que a autoestima e a felicidade vem de dentro!
E se você leu este artigo até aqui e sente que precisa de ajuda para vencer a insatisfação corporal, sabia que eu posso te ajudar. Ao clicar no link abaixo você poderá agendar uma conversa comigo e entender como juntas nós podemos mudar a forma como você enxerga o seu corpo!