Quando falamos em condições que afetam o corpo e a mente, como a distorção de imagem, existe uma profunda confusão acerca do que, de fato, é uma doença.
A distorção de imagem corporal é uma dessas condições que causa dúvidas. Inclusive, muitas pessoas sequer a consideram um problema de saúde. Isso visto que, por ser algo “invisível”, muitas pessoas julgam não ser um perigo real.
Então, a primeira coisa que precisamos diferenciar é o que é uma doença, o que é uma síndrome e o que é um transtorno.
- Uma doença é caracterizada por um conjunto de sintomas específicos, os quais têm sua raiz bem definida.
- Já uma síndrome corresponde a um grupo de sintomas que representa um estado de saúde. Porém, sua causa não é sempre identificada.
- E o transtorno é uma alteração na saúde que pode ou não estar associada a uma doença e, na maioria dos casos, tem raízes em problemas de saúde mental.
Distorção de imagem corporal é considerada doença?
Na verdade, ela é considerada um transtorno.
Isso porque, em primeiro lugar, ela não tem uma causa bem delimitada. Nesse sentido, sabemos que ela é uma condição multifatorial e de origem mental. Ou seja, ela se desenvolve através do tempo e das experiências e trocas que um indivíduo tem com o ambiente.
Tais experiências constroem noções acerca da própria imagem corporal, as quais podem se distorcer quando desenvolvidas em ambientes tóxicos.
Você pode gostar também::: A diferença entre transtorno alimentar e distorção de imagem
O tratamento da distorção de imagem corporal
Ainda, diferente de uma doença, a distorção de imagem corporal não tem cura. Porém, ela tem o tratamento, o qual deve ser feito com uma equipe multidisciplinar que consiga oferecer suporte nos diversos aspectos da distorção de imagem.
Tais aspectos podem envolver questões psicológicas como traumas e fobias, questões físicas como a dificuldade em entender o real espaço que um indivíduo ocupa no mundo e qual sua real imagem. Bem como aspectos nutricionais e a forma como essa pessoa se relaciona com a alimentação e perda de peso.
Por fim, a distorção de imagem corporal é um transtorno do estado de saúde, construído ao longo dos anos e que tem sequelas para a vida toda. Porém, com o tratamento adequado, ela pode ser controlada e deixar de ser algo que impede uma pessoa de viver plenamente.
E se você quiser entender mais sobre a distorção e imagem corporal, abaixo deixo o link para download gratuito do meu e-book!